Agrotama

Dica: trocando as telhas!
Dicas > Faça você mesmo Publicado em: 25/11/2014

Todo cuidado é pouco na hora de colocar telhado e de se fazer a sua manutenção, principalmente quando se pensa na segurança. A mal colocação de telhas pode resultar em mofos ou goteiras, por isso, tem que ficar esperto!

A vida útil de uma telha pode variar de 15 a 40 anos, dependendo da qualidade do material. Esse é um dos primeiros indicativos para avaliar se está na hora de substituí-la ou não. Veja as dicas sobre os cuidados que se deve ter com as suas telhas:

 

  • Cheque a estrutura. Verifique a existência de cupins nas madeiras de sustentação. Uma madeira gasta pode fazer com que as telhas sejam deslocadas, causando diversos outros problemas.
  • Fique de olho nos aspectos das telhas.Observe a parte inferior. Uma superfície porosa pode significar que a telha já perdeu seu poder impermeabilizante, o que consequentemente afeta o madeiramento que sustenta a estrutura-base (trama).
  • Verifique outros fatores externos.Calhas entupidas também podem prejudicar o telhado inteiro, já que impedem a circulação da água da chuva. Recomenda-se a limpeza ao menos uma vez ao ano, preferencialmente quando as folhas e a fuligem estiverem secas para facilitar a remoção.
  • Utilize equipamentos e materiais adequados. Lembre-se:segurança em primeiro lugar. Não abra mão de um cinto de segurança que pode ser fixado na estrutura da casa para evitar quedas e outros acidentes. Capacete, óculos, luvas e botas especiais são igualmente importantes.
  • Isole a área.Cuide para que o entorno da área trabalhada seja isolado. Durante o trabalho, alguma ferramenta ou material pode vir a cair.
  • Cuidado onde pisa. Ao se movimentar pelo telhado, tome cuidado para não pisar diretamente nas telhas – use tábuas sobre a terças (vigas paralelas dispostas na horizontal que servem de apoio para as telhas). Atenção: nunca faça o trabalho quando elas estiverem molhadas.

 

Agora que você já sabe, vamos começar! Você vai precisar de algumas coisas antes:

 

  • Serrote ou serra elétrica (que você encontra AQUI)
  • Querosene ou óleo diesel
  • Linha
  • Tábuas
  • Martelo (que você encontra AQUI)
  • Parafusadeira (que você encontra AQUI)

 

Passo a passo:

 

  1. Planeje e meça a área a ser trabalhada para saber a quantidade de telhas necessárias. Meça com a linha e marque com um lápis. Retire a telha do telhado e corte com o serrote a área desejada.
  2. Verifique o vento predominante e coloque as telhas no sentido contrário a ele. Em geral, a montagem é feita da direita para a esquerda e de baixo para cima. Preste atenção ao alinhamento das telhas, pois qualquer desvio pode fazer com que a estrutura toda saia do lugar com o mínimo de interferência, como ventos e chuvas.
  3. A fixação e o acabamento devem ser feitos com argamassa – processo chamado de emboçamento. O material usado deve ter boa retenção de água, ser impermeável e mostrar boa aderência à telha.

 

Dicas finais:

Tenha sempre em mente duas sugestões que facilitam o trabalho de manutenção das telhas:

 

  • Monitore– confira regularmente o estado das telhas. Para remover fungos e sujeiras da superfície, utilize um equipamento de alta pressão ou simplesmente uma escova de cerdas duras e água sanitária. No caso de telhas de concreto, a lavagem deve ser feita em intervalos de seis meses a um ano.
  • Organize-se– caso seja necessário substituir parcialmente algumas telhas danificadas, não se esqueça de conferir o modelo, lote e fabricante daquelas utilizadas anteriormente. Assim, você sabe como o material se adequará aos demais e como ele deverá se comportar no futuro.
 
Av. Prestes Maia, 811 - Centro - Diadema - SP
Siga o nosso Twitter Curta Nossa Pagina no Facebook Confira nossas ofertas no Google Plus Acesse nosso canal no youtube!
www.agrotama.com.br